sexta-feira, 25 de novembro de 2005

E falando no golfinho...*

olha ele aeh fazendo bonito...

Quem levou a melhor no Prêmio INFO?

Sexta-feira, 25 de novembro de 2005 - 17h19



SÃO PAULO - A festa de entrega do Prêmio INFO 2005 acontece nesta segunda-feira, dia 28. Veja, a seguir, alguns dos vencedores.

Curioso para saber qual a foi a tecnologia do ano? Sim, foi ele mesmo: o VoIP. Grande revelação na edição de 2004 do prêmio, a voz sobre IP agora se consolidou como a tecnologia mais quente do ano. E a melhor idéia de 2005, na opinião dos leitores, é o PC para Todos (ex-PC Conectado), que visa tornar os PCs mais acessíveis para a população de baixa renda.

Neste ano, uma das novas categorias do prêmio é Wiki. Quem mandou bem foi o MediaWiki, software que faz a enciclopédia online Wikipedia funcionar. Outro campeão deste ano em software é o MySQL, que é o melhor banco de dados na opinião dos votantes.

Esses são apenas quatro dos 41 vencedores de 2005, escolhidos entre 123 indicados. A lista foi elaborada pelos jornalistas e técnicos da INFO. Os leitores, de banca e assinantes, deram a palavra final. Os resultados serão publicados na próxima edição da revista, que chega às bancas no dia primeiro de dezembro.

Carlos Chernij, da INFO

Fonte: InfoExame

* ficou meio gay, mas é o símbolo do MySQL hehehe..=D

MySQL 5.0 - A volta do que já é faz tempo...

E faz tempo que já é...Basta olhar quantos downloads diários a versão Beta teve...mais de 5.000!! É muito, MESMO, pra um software da categoria (Banco de Dados).

As tão aguardadas novas features estão implementadas, e, segundo estivemos testando na verão Beta, estão voando. Ainda sou contra transferir para o banco uma responsabilidade que é da aplicação (outro artigo sobre isso será escrito em breve...), mas a questão é que algumas coisas realmente faziam falta, como o suporte a Sub-Selects (isso já tem desde a versão 4.1, mas deram uma "turbinada" na 5.0) e, o meu preferido: Views. Views, pra quem não sabe são estruturas, ou, de modo bem mais simples, são o que o nome sugere: visões dos dados de uma ou mais tabelas. São tabelas formadas a partir de selects, complexos ou não, que servem para, principalmente, fornecer dados à certas aplicações que não podem acessá-los diretamente em sua fonte. Ponto para quem pensou em relatórios complexos...mas vamos além...podemos até "simular" cubos de dados de aplicações de DW, usando views e um esquema bem estruturado do BD.

A autenticação também está mais segura, com chaves mais complexas, mas isso também está implementado desde a versão 4.1 (quem nunca teve dor-de-cabeça com a combinação autenticação nova do MySQL + PHP que atire a primeira pedra...=P).

Sobre as outras features, SP's, Triggers e algumas outras (futuramente estaremos falando delas todas..ainda estou lendo o manual MySQL 5.0 - New Features - recomendado) estão todas atendendo bem quem gosta de usá-las (como disse anteriormente, não é o meu caso). As SP's ainda estão em um nível bem simples, não permitindo certas coisas que você faz em seu Oracle com os olhos fechados, mas coisas novas vem com a versão 5.1.

Enfim, por essas e outras, o MySQL continua sendo meu banco predileto...ele leva a palavra "liberdade" ao pé da letra, afinal me dá opções de escolha. Ou alguém aeh realmente acha necessário usarmos engines de armazenamento trasacionais em tabelas de logs de sistemas?!?

Links interessantes:
MySQL AB - www.mysql.com
MySQL Brasil - www.mysqlbrasil.com.br