terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Volta das Férias - Parte 1


Esse é o primeiro de muitos posts sobre as minhas (eu não me canso de dizer) merecidas férias no Espírito Santo..mais precisamente em Guriri, município de São Mateus.... Durante esses posts, isso aqui vai ficar parecendo um fotolog, mas não se assuste..é só pra mostrar fatos curiosos da viagem que eu tenho certeza que todo mundo vai se amarrar...

Esse lugar onde estou é Conceição da Barra, município vizinho a São Mateus...A cidade está sendo engolida pelo mar...sim, é isso mesmo!!! Quem falou que é por causa do derretimento das calotas polares e do efeito estufa, tire o cavalinho do greenpeace da chuva porque errou... esse fenômeno está acontecendo devido ao fato da cidade ter sido construída em cima de um banco de areia...e ele agora (agora não, já há algum tempo) está cedendo, fazendo a cidade "entrar" no mar.

Esses pedregulhos são uma tentativa desesperada (e ao meu ver inútil) de salvar a cidade, mas o calçadão da praia, além da prórpria praia do local e uma rua inteira já estão submersos... não há muito o que fazer...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Comentário feliz...

E justo do Internauta Daniel no Blog do Toreiro :

"O Corinthians acatou uma decisão de um cara que não fez esforço nenhum, não correu debaixo de sol, não suou a camisa nem nada. Se o Corinthians não tivesse jogado novamente esses 2 jogos, também não teria aquela maratona de 11 jogos em 30 dias, e as chances de empatar um jogo que perdeu (pois a diferença seria de 1 ponto) seria muito maior. E outra, ninguém venha falar que o corinthians foi ajudado dentro de campo. Ninguém falou do pênalti marcado para o Inter contra o Palmeiras, nem do gol impedido do Goiás. Isso também mudaria tudo. Todos os 22 clubes já foram prejudicados e "ajudados". O "SE" não ganha nada. Então vamos deixar do jeito que tá. Ninguém pediu para anular os jogos. E só agora depois de tudo isso é que estão querendo recorrer...ahh, que é isso gente? Isso só está acontecendo porque o Corinthians é um time odiado pelos outros torcedores. Quem não gostou, que vá para o raio que o parta!!!"

Acho que ele disse tudo, não?

E além desses citados, posso falar outros erros que prejudicaram e muito o Timão, como o gol do Inter contra o Brasiliense, ou os dois penaltis do Cruzeiro contra o Timão, no jogo que ficou 2x1 pra Raposa...isso pra citar os que eu lembro de cabeça... Mas desses erros a imprensa não fala. Por que será?

É TETRA!! É TETRA!!!




Tetra campeões sim... o texto do Alberto Helena Jr. abaixo serve bem pra ilustrar o que aconteceu:

Bola virtual 2: A Fiel pode celebrar o tetra!


E o Inter ainda tem a cara-de-pau de colocar "festa do tetra colorado" no site deles... Muito complicado viu...

O Tetra é do TIMÃO.... Aos gaúchos resta se conformar, por que senão até sem a Libertadores eles podem ficar

sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

Desabafo de um corinthiano feliz e ao mesmo tempo revoltado...

Esperei muito para falar sobre o Brasileirão aqui no blog...estava aguardando a decisão das liminares para me pronunciar a respeito desse campeonato que foi um dos melhores e ao mesmo tempo, um dos piores dos últimos tempos.

Motivos para considerá-lo um dos melhores são muitos, muitos mesmo: emocionante, um revezamento de líderes sem igual em qualquer campeonato do planeta (um bom exemplo é a Ponte Preta que foi líder por algumas rodadas e hoje briga pra não cair); um nível técnico da maioria dos times que, se não é um primor, é bem melhor que nos últimos anos onde o único time interessante era o Santos de Robinho (nem adianta falar do Cruzeiro de 2003..já já vão saber por que); os times que hoje disputam o título são, sem dúvida, os que mais merecem, devido a investimentos, estrutura dos clubes e, principalmente: organização.

Sim, o Corinthians pode não terminar o campeonato com o mesmo técnico que começou e para muitos isso é sinal de desorganização mas, nesse caso, não é verdade. O time investiu pesado, formou uma base forte e sem maiores pretensões num primeiro semestre apagado (um vice-campeonato paulista não é muito para um time que custou R$ 100 milhões) para ter um poderoso elenco no segundo e, depois que as diferenças extra-campo pararam de atrapalhar, o time voou dentro das quatro linhas.

O Internacional também não fica atrás, mesmo com investimentos bem mais modestos, mas uma base formada desde o ano passado, mantendo um excelente técnico (na minha opinião o melhor em atividade no Brasil) e um grande time, onde todos jogam por todos e sem nenhuma estrela badalada. Injustamente eu diria, pois Rafael Sóbis e Fernandão são melhores do que muitos atacantes prestigiados por aí (aqui dou uma cutucada num tal de Romário, com 40 anos na cara e que ainda briga pra ser artilheiro num arremedo de time chamado Vasco da Gama).

Tudo isso já era suficiente para termos um grande campeonato na parte de cima da tabela, mas a parte de baixo também trouxe grandes emoções e algumas surpresas. A pergunta que a metade alvi-negra de Minas deve estar se fazendo agora é: como um time com bons jogadores como Danrlei, Rodrigo Fabri, Marques e Euller pode cair pra segunda divisão com uma rodada de antecedência? O time nunca saiu da zona de rebaixamento (chegou a ser líder, mas na primeira rodada e isso não conta MESMO), jogou muito mal, contratou, demitiu, tornou contratar e nada deu certo. Só uma coisa explica: o que sobrou pros times "de cima", como Inter, Timão ou Fluminense, faltou ao Galo. Organização. Estrutura, salários em dia, tudo isso influi e muito no rendimento dentro do campo, sem dúvida nenhuma. E no Galo 2005 até greve de jogadores teve. Não podia dar outra coisa.

Os outros já rebaixados, era previsto. O Brasiliense não soube gastar o dinheiro que seu presidente desviou das obras e otras cositas más, montou um time que talvez se desse bem no campeonato de masters e deu no que deu. O Paysandu, apesar de ser um time muito simpático, já tava durando muito na primeira divisão, todo ano num cai-não-cai sem fim. Às vezes a segundona faz bem ao clube e tomara que o faça para o Galo e o Papão. Tristeza mesmo, só se o São Caetano confirmar o ano terrível e cair. Mas acho que escapa.

Os times do Rio (exceto o Flu. Excelente time) mais uma vez, escaparam. O Fla, como já é tradição, perde pra todo mundo, mas sempre (sempre mesmo) tem pela frente, na hora em que está com a água no pescoço, o Palmeiras, o time que mais salvou co-irmãos do rebaixamento na história do campeonato brasileiro (alguém se lembra do Inter em 99? Pois é..era tudo ou nada e adivinha de quem ele ganhou na última rodada?). O Vasco foi pouco melhor graças a Renato Gaúcho e não a Romário, como muitos pensam. Porque ser artilheiro com um dúzia de gols de penalti e com o time inteiro jogando em sua função, convenhamos, não é uma tarefa muito complicada. Foi o Renato quem deu novo ânimo aos jogadores e esses quiseram recompensar o mestre dando tudo dentro de campo.

Bom, isso tudo fora brigas pela Libertadores, Sul-Americana... Um excelente campeonato, disputado até o fim, apagando a estigma de que pontos corridos não prestam, que isso só funciona na Europa. Sinceramente? Hoje eu discordo. Afinal, o único campeonato com essa fórmula em que o campeão ganhou antecipadamente foi o de 2003, com o Cruzeiro. E foi porque a Raposa tinha um timaço?? Não, não acho que foi. Tinha um bom time, com bons jogadores em quase todas as posições, um craque (Alex, em ano inspiradíssimo) e nada mais. Um futebol burocrático, sem muitas emoções. O Cruzeiro ganhou como ganhou por que foi o único time que se preparou para um campeonato com esse formato. Um grande elenco, com jogadores de nível parecido em todas as posições, um grande ténico (Luxa) e, de novo, uma grande estrutura. Prêmio para o clube, não para o futebol dos atletas do mesmo.

No campeonato do ano passado, as coisas foram diferentes. Disputado do início ao fim, sendo decidido somente na última rodada, onde, mesmo a contragosto meu (estava, claro, torcendo para o Furacão) o melhor time e dono do melhor futebol ganhou. Alguém aeh falou que a lógica do campeonato de pontos corridos é essa? Ponto pra você.

E é justamente aqui que temos um paradoxo: o campeonato é mais justo, mas nem sempre quem lidera de ponta-a-ponta ganha. Isso só o futebol brasileiro proporciona. Nosso camponato começa com 22 times, sendo que, pelo menos uns 15, são favoritos logo de cara à conquista do título. São muitos grandes times, e ainda temos os azarões (vide Goias e a brilhante campanha do Fortaleza). Sem dúvida, para um campeonato e não uma Copa, o sistema de pontos corridos no Brasil é bem melhor que na Europa.

Mas o campeonato teve uma mancha negra. Que vai entrar para a história. E é essa a parte a que me refiro qdo digo que foi um dos piores dos últimos tempos. Por causa de um indivíduo, um sujeito sem caráter, que ainda tinha coragem de beijar uma imagem de Nossa Senhora antes de começar suas falcatruas em campo, esse que tinha tudo para ser um dos melhores campeonatos brasileiros de todos os tempos, foi manchado. Os jogos anulados agradaram a uns e deixaram outros furiosos. Mas, não tinha o que fazer. Se não fosse tomada nenhuma atitude, esse panorama de descontentamento seria o mesmo, mudando somente os personagens (onde hoje o Inter está chorando, seria o Timão). Alguns falam que deveria ter sido feita uma análise jogo a jogo. Mas que critério, meu Deus, seria usado para julgar uma coisa tão subjetiva? Confiar na palavra de um homem que foi pego em flagrante, só porque ele diz que em um jogo houve manipulação e no outro não? Isso é hipocresia e, duvido com todas as minhas forças, que se fosse o Internacional que tivesse sido prejudicado pelo Sr. Edilson seu presidente estaria tão dedicado a tentar anular a anulação dos jogos.

Sobre os erros de arbitragem, mais uma vez é feita polêmica onde ela não existe (ou onde sempre existiu): erros de arbitragem sempre ocorreram e sempre vão ocorrer. Árbitros não tem a imagem da televisão, com replays instantâneos em vários ângulos e tira-teimas para serem usados durante as partidas. Eles têm frações de segundo para decidir se foi penalti ou não, se o jogador estava impedido ou não e se a bola entrou ou não. É, novamente, hipocresia acusar os árbitros ou quem quer que seja de favorecimento ao Corinthians. Erros a favor do Timão aconteceram, assim como os que aconteceram contra. A diferença é que, por se tratar de Corinthians, com MSI e tudo, as coisas tomam dimensões enormes e teorias da conspiração pipocam por todos os lados. Todos estão comentando até hoje o penalti do Fábio Costa no Tinga e a expulsão do jogador gaúcho. Um erro crasso, sem dúvida e não é menor do que o erro do mesmo Márcio Rezende há dez anos, na final entre Botafogo e Santos. Ou seja, um árbitro que dificilmente erra, mas quando erra é pra valer... Mas que é humano, e erra como todo mundo. Mas, me pergunto: alguém está comentando o penalti que o juiz marcou contra o Palmeiras, a favor do próprio Internacional, que o Gamarra teria feito? Penalti esse que só esse arbitro viu e que todos os comentaristas esportivos disseram que não existiu? Ninguém está, não foi a favor do Timão. Pelo contrário.

Enfim...costumo sempre dizer que um erro não justifica o outro e o que estão tentando fazer é justamente isso. Sentiram que o Inter foi prejudicado, involuntariamente, diga-se de passagem, e estão querendo compensá-lo. Sim, por que esse mesmo juiz do penalti inexistente do Gamarra no atacante do Inter vai apitar Corinthians e Goias domingo, um jogo decisivo para Colorados e torcedores do Timão. O campeonato já não tem polêmica demais??

Pra concluir esse enoorme texto, tenho a dizer o seguinte: é um absurdo comparar esse campeonato ao de 2000, onde não tivemos rebaixados e times que estavam até então na segunda subiram sem nem sequer disputá-la. Também é absurdo comparar ao de 1987 onde os que se julgam Campeões foram contra um regulamento que eles mesmo assinaram ao início da competição. Nesse campeonato atual, todos os times ganharam seus pontos dentro de campo (exceto o Vasco, sempre ele...). Os times ditos "favorecidos" não pediram para serem...tiveram uma nova chance de mostrar serviço e mostraram. Ou alguém aqui queria que os diretores do Timão, após saberem da decisão do STJD fossem e falassem: "Que isso!! Não vamos jogar novamente!! Isso é injusto!!"?!? Não sejamos ingênuos, por favor.

Domingo, eu e toda a nação corinthiana vamos sim, comemorar o título brasileiro, se Deus quiser, e nos juntar ao seleto grupo dos Tetra-Campeões Brasileiros, feito para poucos. Vamos sim, comemorar o primeiro ano da MSI aqui e torcer para que os nove restantes sejam tão bons ou melhores do que esse. E torcer, pelo menos no meu caso, para que o futebol dentro de campo saia vencedor.