sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ubuntu 11.04 - Primeiras Impressões

Chegando para trabalhar hoje, meu Gerenciador de Atualizações do Ubuntu me recebe com o botãozinho que todo ubuntu-user gosta de ver: "Nova versão disponível". Na hora, sem me preocupar muito com as consequencias, botão clicado. Entretanto, pequenos detalhes, que não estão muito claros no site, passam despercebidos e podem dar dor de cabeça depois.

O primeiro caso é relacionado aos drivers proprietários. Quem usa placa de vídeo NVidea pode ter problema. É importante frisar: ela não vai funcionar de primeira. Quando termina a instalação e você for efetuar o primeiro login na máquina, entre no modo Clássico, SEM EFEITOS. Senão, a tela vai travar, ficar congelada, nada vai funcionar e até você conseguir entrar novamente, vai gastar uns 3 ou 4 reboots!

Ainda sobre esse problema, quando for atualizar o driver dos terceiros (na opção Drivers Adicionais), o driver que está marcado como "recomendado", na verdade, é o problemático. Note que ele está marcado como ativo, mas não pode ser usado. Então, o jeito é instalar/ativar o outro driver, versão 173. Uma vez instalado e feito o reboot, pode voltar e entrar na sessão modo Ubuntu normal.

Aqui, outra novidade: mudou TUDO na área de trabalho. O ambiente desktop é o mesmo usado na versão do Ubuntu para netbooks, que tem suas vantagens e desvantagens. Os pontos fortes são a "leveza", o melhor aproveitamento do espaço da tela e a semelhança com o Mac OS em alguns aspectos, como o finder de aplicações, barra de tarefas etc. Entre as desvantagens, se é que pode ser chamado assim e não falta de costume, o fato da "exclusividade" da tela para a aplicação que está em uso no momento. Toda e qualquer mudança (alternar entre o navegador e o player MP3, por exemplo) tem que ser feita ou pelas teclas de atalho ou pela barra vertical, que se oculta por padrão e precisa ser "chamada" toda vez que é necessária.

Pra quem já tinha o Ubuntu 10 instalado, ainda existe a opção de usar o SO com o Gnome. Eu prefiro experimentar o ambiente novo. Caso realmente eu não me adapte, o velho "pezinho" está ali para socorrer.

Enfim, minha visão é a de quem está usando esta nova versão a menos de 1 hora. Muita coisa que falei pode ter uma outra forma de fazer que eu ainda não descobri. O saldo, pra mim é positivo. O sistema ficou mais rápido, mais elegante e tem todas as versões mais novas dos principais aplicativos, coisa que no Maverick não acontecia.

Nenhum comentário: