quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Crônicas de Padrões: O PHP, o framework e o mod_rewrite que não funcionava


Não, não vamos falar sobre o "futuro-da-humanidade-na-via-digital"



Sofrendo esses dias com a implementação de uma aplicação que usava Zend Framework, apareceu um problema que, acredito, seja o de muitos desenvolvedores por aeh que se metem a tentar configurar ambientes (isso é trabalho da infra, mas hoje em dia a gente tem que fazer de tudo, não é mesmo?)

Instalando o Apache via pacotes RPM, você deve notar que ele "quebra" o httpd.conf em várias partes. O pessoal diz que é para facilitar a configuração, mas para mim ficou foi mais difícil. Os arquivos são dividos em várias partes e no httpd.conf propriamente dito, ficam basicamente os includes, as chamadas para esses arquivos.

Pois bem. Todos sabem que para a ZF funcionar, é preciso habilitar o mod_rewrite do servidor (se não sabem, é bom dar uma olhadinha na documentação. Ahn, você não sabe nem do que se trata a ZF? Leia esse link). Tudo muito bom, tudo muito legal, mas se você alterar o httpd.conf padrão do Apache, instalado via RPM, suas alterações não vão valer muito (na verdade, não vão valer nada...é só para dar um clima... ;-] ). O arquivo a ser alterado é o default-server.conf. Nele estão as diretivas AllowOverride que precisam ser alteradas para que os arquivos .htaccess da sua aplicação façam seu trabalho. Pode parecer simples, mas eu demorei para descobrir hehehe.

Bom, o artigo era só para explicitar isso (e meio que deixar uma documentação do que eu fiz hoje, para resolver esse problema :-P). Outro dia, posto aqui (ou no webdev) um tutorialzinho completo com uma aplicação usando MVC e ZF na íntegra. Inclusive com login e coisa do tipo. Não, não é promessa de político (bom, talvez seja, mas a vida é assim né?).

Um comentário:

Anônimo disse...

Andei tomando umas peias pra botar o mod_rewrite pra funcionar. Tenho muita fé, e depois de um bom tempo perdido, acabo alterando alguma linha misteriosa nesses arquivos que faz o treco funcionar. Ainda bem que você trouxe a luz: da próxima vez que tiver montando ambiente, voltarei aqui neste post. Abraços...